24 de set de 2012

Pare de dizer "Eu deveria mudar" e mude.


Pare de se enganar, deixe a preguiça de lado e mude!

Oi Amadinhas,O assunto de hoje é pra ajudar todos aqueles que precisam mudar..e mesmo assim continuam dizendo a sí mesmo " Eu deveria mudar,mais não consigo" ou algo parecido.
  Clique em leia mais para conferir.


Hoje em dia nós vivemos em uma era onde procuramos sobre o que quisermos no google e mils resultados surgem. Temos a internet a nossa disposição com um mundo de referências, sites com dicas de emagrecimento, receitas lights, “como perder 5kgs em 5 dias”, e coisas do tipo.
Além disso, muitos gastam rios de dinheiro com academia, personal trainer, tratamentos estéticos, “comida saudável”, listinhas lights ao ir no mercado, etc etc….mas apesar de tudo isso, todo esse mundo de informação e motivação ao nosso redor, algumas pessoas desistem e acabam por continuar sendo gordas, preguiçosas e digamos assim, lerdas em suas tarefas.  Mas porque?
O sobre peso no mundo cresce a cada dia, nos EUA mais de 33% das pessoas são consideradas obesas e o número não para de crescer. Imaginam como será a nossa proxima geração? Eu imagino, cada vez pior. Eu já escrevo nesse blog a pouco mais de um ano, e todos os dias eu recebo alguma mensagem ou email contando mais ou menos isso:
“Eu SEI o que preciso fazer, mas eu não consigo me motivar, QUERIA ter sua força de vontade. Me ajuda?”
E eu sempre penso “Mas como eu vou ajudar alguém a ter motivação? Eu não tenho uma pilula da motivação que posso entregar para as pessoas, e faze-las usarem, seria muito legal se eu tivesse né?” Eu não posso te dar motivação, isso está além do meu poder, mas eu tenho as ferramentas para você usar assim que encontrar essa motivação, escondidinha ai dentro. Hoje quero mostrar e fazer vocês aprenderem porque a maioria da pessoas falham na hora do “quero emagrecer”, e como fujir dessa armadilha.
Pra começar, se ao ler um artigo sobre dieta, fitness ou algo do tipo, você pensa “eu deveria fazer isso” “eu queria poder fazer isso”, você já começou errado. As palavras “deveria” e “queria” são derrotistas, fazem com que você já se perca antes mesmo de começar algo.
E sabe porque? Porque você é uma pessoa esperta. Você SABE o que precisa ser feito para entrar em forma. Você sabe que deveria comer comida de verdade ao invés de junkie food, e você sabe também que 80% do seu sucesso no emagrecimento vem da alimentação. Você sabe também, COMO começar a treinar/caminhar e sabe que pra começar a fazer isso, é só colocar um tênis no pé.
Resumindo, eu, você e TODO MUNDO sabemos que comer direito e se exercitar faz com que, além de entrarmos em forma, nossa expectativa de vida aumente mil anos a mais do que alguém que é 100% sedentário. E mesmo assim, pessoas ainda chegam para mim dizendo “Eu sei que eu deveria comer melhor e me exercitar, mas eu não tenho motivação e não sei onde encontra-la”
Para tudo gente! Meu objetivo aqui é fazer com que vocês eliminem desculpinha por desculpinha para não se mexer e mudarem de vida. Eu sempre tento escrever textos motivadores, fotos inspiradoras, projetos diferentes e tudo mais, para tentar plantar a sementinha, mas sei que tudo isso pode certamente falhar e ser esquecido quando vocês desligarem o pc, e aquele amigo/amiga aparecer com uma pizza em casa.
Então a mensagem de hoje é para você, que sabe que DEVERIA mudar, mas não muda. É hora de parar de falar “eu deveria”, “eu queria”, e fazer, querer. É hora de parar de ver referências, e ser uma!
Aqui vai uma dica: para cada vez que você falar “eu sei que deveria”, não importa onde esteja: pague 10 flexões. Não quero saber se você está no meio de um lugar público, faça! Vai ser no mínimo engraçado :P
:: PARE DE BUSCAR REFERÊNCIAS E SEJA UMA, PROGRAME-SE: ::

Alguma dessas situações lhe soa familiar?
“Só vou comer esse pedacinho” e o pedaço vira uma fatia inteira
“Eu pulei o treino de ontem, mas quem se importa?”
“Ah tudo bem, segunda eu começo DE VERDADE”
Em algum momento da vida, alguém (eu mesma inclusive) com certeza disse
“Eu deveria entrar em forma MAS _________”.
Qualquer que seja a sua desculpa, nós dois sabemos que você é a unica pessoa que acredita nela. Sempre falamos para nós mesmos que não temos tempo, ou que o tempo está ruim, que a cama está quentinha, que tem um evento x para ir, blá blá blá. Nesse momento, começamos a questionar nossa força de vontade, nos perguntando como descobrir a “motivação” ou “inspiração”. Será que ela tá embaixo do nosso travesseiro? Eu já procurei por lá.
Não é só ter força de vontade, é se planejar, e bolar um sistema em busca de disciplina, de criação de hábitos.
Apesar de não podermos automatizar nossa dieta e exercicios, apertar um botão e emagrecer um kg por dia, podemos automatizar nosso pensamento para promover uma mudança positiva de hábitos. Sacaram?
Em média, é preciso 30 DIAS para que um hábito se forme, naturalmente. (por ex: lembram como era chato a primeira semana acordando cedo para ir para a escola? mas depois isso vira rotina e já achamos normal). No momento em que automatizamos o nosso pensamento nas primeiras semanas, podemos remover o quesito “emocional/vontades” da equação até o momento em que começamos a ver resultados positivos.
Já dizia Isaac Newton: “Um objeto em repouso, tende a permanecer em repouso”, e “um objeto em movimento tende a permanecer em movimento”. No nosso caso, podemos adaptar a frase para “alguém que fracasse para entrar em forma, continuara fracassando para entrar em forma” até que ela/ele se torne uma pessoa que “é boa em entrar em forma, e continuara em forma”.
Mudando o seu pensamento e automatizando-o, você vai ter o poder de vencer a preguiça, e acredite…você só precisa forçar seu pensamento por algumas semanas, depois a coisa FLUI como uma dança =]
:: PLANEJANDO A ALIMENTAÇÃO ::

Vou repetir, sua alimentação será 80 a 90% do seu sucesso em eliminar os kgs extras e recuperar sua auto-estima para sempre. Sério, isso é bem importante e poucas pessoas levam a sério. Acham que só malhar como uma louca, mas comer numa churrascaria a noite, não tem problema.
Sei que nesse momento, alguém aqui já disse também “eu deveria começar a comer certo” enquanto lê um blog de dietas com um saco de doritos/m&ms na mão.
#fail.
“Eu deveria (comer melhor)(comer menos)(arrumar minha alimentação)” é uma frase negativa que vai resultar em coisas negativas. Então pare de dizer, EU DEVERIA, EU QUERIA. Sério…
Ao invés disso, coloque seu pensamento no lugar e remova todo pensamento ou ação que atrapalhe sua decisão de entrar em forma, até que você ouça de alguém as palavras mais bonitas dentro de uma frase: “ei, você perdeu peso? parece mais magro(a)” ou “você tá lindo(a)!”. Uma vez que você adquriri confiança a partir de resultados, nada vai te parar. Acredite!
Se você chegou até esse momento do texto e está pensando “Eu deveria começar a comer melhor…amanhã” vou te dar um tapa na cara hahaha.  Não amanhã, não essa noite. Agora! Eu consigo visualizar o biscoito na sua mão, enquanto você usa a outra para descer o mouse.
NESSE MOMENTO!
:: FAÇA UMA LISTA DE SIM E NÃO ::

Pegue um papel e caneta e escreva uma lista de alimentos que você sabe que não tem controle algum quando vê na sua frente, e aqueles alimentos que você sabe que não são bons para você. Se você conhece essas comidas e o efeito que elas causam no seu corpo, remova a tentação e a emoção da equação criando a regra “EU NÃO POSSO MAIS COMER ISSO”, NADA DE “EU DEVERIA PARAR”.  Se quero o corpo dos sonhos, e-u n-ã-o p-o-s-s-o, e pronto.
Não é mais uma questão de força de vontade, é apenas as suas escolhas e o que você está fazendo para se ajudar VERSUS o que você está apto a abrir mão para mudar de vez.
Se você quer começar a comer melhor e sabe que certos alimentos não são bons para isso, construa uma lista com o que você pode e não pode comer. Se você é o tipo de pessoa que não tem auto controle algum (eu era assim, mas isso muda com o tempo viu) a frase “Só esse pedaço” não funciona aqui, ok?
“Mas Wivi , as pessoas vão me olhar torto se eu não aceitar o bolo de anivérsario ,e vão me zuar se eu trocar as fritas por salada na lanchonete”. Sério? o mundo está ficando obeso e você realmente se preocupa com o que essas pessoas vão pensar? Pense em você mesmo, e fim. Faça o que precisa fazer, e ponto, coma apenas os alimentos que você pode comer, da sua lista. Se a opinião alheia é tão importante assim, invente desculpas, fale que está com alergia, doente, com alguma tolerância a frituras e doces…mentir é chato, mas eles nunca mais vão perguntar “porque você nao tá comendo isso?” e elas nunca mais irão te encher com isso.
Já disse isso aqui mas repito: “Não, obrigada” é a frase mais poderosa e importante da reeducação alimentar. Use e abuse!
:: ENCAIXE (PELO MENOS) 30 MINUTOS DO SEU DIA PARA CUIDAR DE VOCÊ MESMO ::

Gente, nem vem. Vocês tem sim tempo para se exercitar. Não importa se você trabalha, se estuda em outra cidade.
Qualquer pessoa que chega pra mim e fala que não consegue tirar de 30 a 45 minutos do seu dia para se exercitar, eu só consigo ouvir “blá blá blá”, besteira! Claro que consegue, é só querer. Seu exercicio poderá ser feito bem de manhãzinha, a tarde, durante o almoço, ou de noite depois de voltar do curso ou do trabalho, mas eu garanto que independente de como e onde você gaste seu tempo, DÁ pra achar 30-45 minutos livres, dentro de um dia inteiro.
Isso equivale a um episódio de sua série favorita, que você pode assitir enquanto se exercita, ou até mesmo vendo novela: nos intervalos que tal afastar os móveis e pular corda por 5 minutos? Ou então ir andando até o trabalho: acredite, é melhor do que nada.
Ok, agora a gente sabe que você tem sim tempo, mas ainda é dificil fazer você se mexer e começar a vida de exercicios, né? Isso significa que nesse caso, precisamos remover a opção “sim/não” do seu cerébro. Ao invés de focar na depressão que é malhar até atingir resultados visiveis, se foque em se exercitar para ter uma qualidade de vida melhor, com habitos saudáveis, sem aceitar qualquer tipo de desculpa, apenas ir lá e fazer. Aposto que daqui a um mês você se sentirá muito melhor e diferente, pra melhor.
Aqui vão algumas sugestões:
Comece aos poucos: Se comprometa a fazer 5 minutos de exercicio por dia, para começar. 5 minutos pulando corda, fazendo flexões, abs…o que for. Não importa o que aconteça, você terá que tirar 5 minutos do sue dia para completar essa missão. Você logo vai notar que o mais dificil é começar, assim que terminar seus 5 minutos se sentirá muito bem.
Se exercite de manhã: Durma com os tênis de corrida e a roupa de ginástica próximos da sua cama. Quando o despertador tocar, não pense, apenas levante-se, “é isso, não tenho opção”. (se preferir, imagine que a cama está pegando fogo e vc precisa sair dali imediantamente =P)
Faça trocas: Nesse momento a dor de ir para a academia associado com o conforto de ficar vendo séries no sofá, ou dormir até mais tarde, estão duelando no seu pensamento e é isso que faz com que você continue sedentário. Crie um mantra: pense em quão BOM é treinar, e em quão TERRÍVEL é pular um treino.
Tenha um sistema: Crie um blog, faça videos, fale para todo mundo que você vai entrar em forma! Deixe 200 reais com seu amigo/amiga e peça para ele te devolver 10 reais a cada treino cumprido. Se você pular um, os 10 reais ficam pra ele. E acho que você não vai querer que todos pensem e digam “eu disse q vc nao conseguria” né?
Agora use esses ensinamentos para a vida, e seja feliz! 
Recapitulando:
- pare de dizer “EU DEVERIA” e se penalize por cada vez que dizer;
- Crie regras para você mesma, se policie e se discipline. Siga essas regras, sem excessão nenhuma;
- Se livre dos alimentos que te poem pra baixo. Reorganize a dispensa e comece a revolucionar o modo como se alimenta;
- Crie um sistema que faça com que seja impossível não treinar. Faça parecer terrível não se exercitar, e muito bom faze-lo.
As primeiras semanas entrando em forma podem ser INCRIVELMENTE DIFICEIS, e serão. Organizando-se e botando em prática esses planejamentos para evitar auto-sabotações, você pode sair rapido do estágio “que droga, não quero passar por isso” para “nossa, como não comecei isso antes” em menos tempo do que pensa, será a melhor sensação de todas. Sério!
A MELHOR SENSAÇÃO. Acreditem…
Se você ainda está preso no “Eu sei que deveria fazer, mas eu não posso” o que você irá fazer NESSE MOMENTO para começar?
E se você já superou suas primeiras semanas, como foi o começo e como você se sente agora?
Me contem..
Espero que tenham gostado, e até o próximo post,Beijoos

5 comentários:

  1. eu adoro mudar, rsrs... na verdade preciso mudar, não para agradar aos outros, mas para me ajudar futuramente, sou do tipo de pessoa esquentada,só quando me provocam, deixo isso bem claro,rs. então pus na minha cabeça que devo mudar para me sentir bem... ^^ adorei a dica da lista, sempre fiz, mas acabei deixamos de lado... é sou um pouco preguiçosa, e seguir regras não é meu ponto forte!

    bjossss gostei muito do post, viu?

    S2
    queridanostalgia.blogspot.com

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    Respostas
    1. É sempre bom mudar de vez em quando,
      seja no modo de agir, seja mudar o cabelo, um look diferente...
      São esses pequenos detalhes que nos fazem mais feliz.

      Obrigado pelo comentário,sua Linda!
      #Beeijos

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  2. Blog fofo , post muito muito bom, amei eu estava presizando ler isso
    Amei seu blog ! *-*
    Aceita afiliaçaao ?
    Floor me avisa lá no meu blog . ?

    Rosario Vampire

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  3. Gostei bastante do seu blog, e queria saber se você aceita fazer afiliação?
    Já estou seguindo.
    victory-blog1.blogspot.com.br

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  4. Acho bom mudar, sair um pouco do que você sempre faz é muito bom, na minha opinião as pessoas devem começar a parar de pensar e agir mais. Amei o post. Tem selinho para você no meu Blog.
    rafasinha.blogspot(.)com(.)br(/)2012(/)09(/)provas-encerradas-selinhos-meta(.)html

    Tire os parenteses, beijos.

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